top of page

Introdução

O Ciclo se completa

 

Enquanto as vitaminas são perecíveis, os minerais ficam até mesmo depois da morte: voltam à terra, onde penetram nas plantas que comemos, reiniciando seu ciclo em nossas vidas.

 

O organismo humano contem uma série de elementos químicos que se encontram em sua maior parte em forma de compostos inorgânicos e em menor proporção associados a compostos orgânicos (compostos que contém em sua estrutura química Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio e Oxigênio).

 

 

 

O ambiente que vivemos é uma rede de interações geológicas e biológicas caracterizadas pelas relações entre a vida e o planeta terra. Os elementos químicos que são formadores das rochas e dos solos podem representar riscos a saúde humana, vegetal e animal. Os teores destes elementos no ambiente podem estar correlacionados com a deficiência ou a toxicidade nos seres vivos. 

Podemos ainda afirmar que a Geologia Médica é uma ciência que estuda a exposição e/ou a deficiência em elementos traço e minerais. Estudando também a inalação de poeiras minerais e ambientais bem como emissões vulcânicas seguindo também no analise e investigação do transporte, alterações e concentração de compostos orgânicos e exposição a radionuclideos e outros agentes patogênicos relacionados com o meio, vem se mostrando uma ciência ampla e em crescente desenvolvimento.

A geologia o ambiente e a saúde

O que é?

A Geologia Médica ou Geomedicina é a ciência que estuda a influencia dos fatores geológicos ambientais relacionados a distribuição geográfica e a relação com os minerais e o meio no que se refere a patologias humanas e animais. Trata-se de uma área interdisciplinar envolvendo profissionais de diferentes seguimentos científicos como, geólogo, médicos, enfermeiros, odontólogos, veterinários, toxicologistas, biólogos e agrônomos entre outros.

bottom of page